Perguntas gerais
Embora assumam um papel relativamente discreto, os cabos e cordas estão largamente presentes em nosso dia a dia.
O cabo ou corda é um feixe de fibras trançadas ou enroladas entre si, para permitir a tração de cargas, a fixação de objetos ou a segurança de pessoas durante a prática de esportes, escalada, rapel ou ainda em trabalhos em altura. Os cabos e cordas podem ser compostos de um único material ou uma associação de materiais, como fibras naturais (algodão, juta, sisal, linho, seda) ou sintéticas (poliamida, polietileno, polipropileno ou poliéster).
Embora sua definição pareça simples, o processo de fabricação de uma corda é bastante complexo. As fibras utilizadas, o modo de entrelaçamento, a alma e a quantidade de pernas definida no processo de fabricação interferem em muitas características e aplicação da corda.
Os termos “cabo” e “corda” são intercambiáveis, ou seja, são utilizados para se referir ao mesmo objeto. Porém, o termo “cabo” é frequentemente empregado no segmento náutico para se referir a “corda”. A bordo de uma embarcação, contudo, o termo corda é reservado para a corda do relógio, sendo em vez dele utilizado o termo cabo. Já o termo “corda” é amplamente utilizado em diversos segmentos, desde pesca, a trabalho em altura e rapel.
Considere alguns fatores chave para determinar se uma corda é boa ou não, dentre eles estão:
- Material: a corda pode ser fabricada com diferentes materiais, como poliamida, poliéster, polipropileno, polietileno, entre outros. Cada material tem suas próprias características, como resistência, durabilidade, alongamento e facilidade de manuseio. Importante ressaltar que cordas fabricadas com matéria-prima virgem garantem as propriedades estabelecidas pelo fabricante, garantindo assim a qualidade do produto.
- Diâmetro: o diâmetro da corda é imprescindível para saber sua carga de ruptura, ou seja, é fundamental para saber a sua resistência. Considerando cordas de uma mesma matéria-prima, quanto mais grossa for a corda, mais resistente ela será.
- Carga de trabalho: verifique a carga média a qual a corda será submetida quando em uso. Isso porque você deve utilizar uma corda que no mínimo suporte a carga trabalho.
- Flutuabilidade: caso você vá utilizar a corda na água, verifique se a flutuabilidade dela é positiva ou negativa.
- Fabricante: escolha sempre uma empresa confiável para garantir que você está comprando um produto de qualidade. Procure verificar quais certificações o fornecedor possui, anos no mercado, dentre outros fatores.
Ao avaliar essas questões, você saberá se uma corda é boa para a tarefa em questão. Caso queira mais informações sobre como escolher uma corda, entre em contato com nossa equipe.
Para medir o diâmetro de um cabo ou corda, você pode usar um paquímetro ou uma régua. Se você for usar um paquímetro, siga os seguintes passos:
- Abra o paquímetro e coloque a ponta da mandíbula fixa em uma extremidade da bitola do cabo ou corda;
- Feche o paquímetro até que a ponta da mandíbula móvel toque a corda;
- Leia a medida indicada no mostrador, esta é a medida do diâmetro do cabo ou corda.
Se você estiver usando uma régua:
- Encontre uma da ponta do cabo ou corda;
- Com a régua em mãos, meça a distância entre um ponto na borda da corda até o ponto oposto na borda, buscando manter a régua o mais próxima possível do centro;
- Leia a medida na régua. Esta é a medida do diâmetro da corda.
- Outra forma é colocar a régua em cima do cabo e medir a distância entre as duas bordas do cabo ou corda, a medida encontrada será o diâmetro do cabo ou corda.
O cabo ou corda pode apresentar diferenças de diâmetro na sua extensão, assim meça diferentes pontos do cabo ou corda para obter uma média da medida. A média das medidas corresponderá ao diâmetro do cabo ou corda.
Note que só será possível obter esta média com a régua se utilizar o método de colocar a régua em cima da corda. Mas indicamos utilizar o paquímetro, pois é a forma mais precisa de se obter o diâmetro do cabo ou corda.
Através do equipamento “Dinamômetro“, é possível medir a força. Essa força pode ser medida de duas formas: em quilograma-força e em Newton. Os resultados desses ensaios são declarados no certificado de qualidade do produto.
Primeiramente limpe e inspecione o cabo ou corda. Juntamente com isso, armazene o cabo ou corda em um local seco, arejado, longe de produtos químicos e exposição ao sol.
Para inspecionar um cabo ou corda, você deve verificar toda a sua extensão visualmente. Procure por rasgos, desgastes, deformações, descolamento da capa em relação à alma, estado de costura e emendas, sinais de contaminação com produtos químicos através da descoloração, e verifique também o alongamento do cabo ou corda. Lembre-se de que a inspeção do cabo ou corda deve ser realizada antes e depois do uso para garantir a segurança.
A principal diferença entre cabos e cordas trançados e torcidos é a sua construção. A corda torcida é produzida pela torção de fios agrupados, como o próprio nome indica. Já os cabos e cordas trançados são formados por um conjunto de fibras entrelaçadas em uma sequência de padrões específicos. A escolha do cabo ou corda ideal dependerá das suas necessidades. Em caso de dúvidas, conte com nossa equipe.
Os cuidados básicos para manter cabos e cordas em boas condições incluem:
- Proteger contra superfícies abrasivas ou pontiagudas.
- Lavar os cabos e cordas em água corrente no caso de exposição a produtos químicos, sujeira e água salgada.
- Armazenar os cabos e cordas protegidos da exposição ao sol, calor e produtos químicos.
Lembramos da importância de inspecionar os cabos e cordas regularmente em busca de desgaste e danos, sempre seguindo as instruções do fabricante.
- Escolher o tipo de corda ou cabo adequado para a atividade que será realizada.
- Verificar o estado da corda ou cabo antes de usar, procurando por danos ou desgaste.
- Caso seja necessário, utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas, capacete e óculos de proteção.
- Amarre a corda ou cabo de maneira segura e adequada para a atividade que será realizada.
- Não exceder a capacidade de carga recomendada pelo fabricante.
- Evitar dobras ou torções excessivas na corda ou cabo.
- Manter a corda ou cabo limpos e livres de substâncias corrosivas.
- Não utilizar cordas ou cabos com defeito ou desgaste excessivo.
- Realizar inspeções regulares na corda ou cabo para verificar seu estado de conservação.
- Seguir as normas e procedimentos de segurança do local de trabalho.
Veja mais
Quais são os diferentes tipos de cabos e cordas?
Conhecer os diferentes tipos de cabos e cordas é fundamental para aqueles que utilizam elas de alguma maneira.
História das cordas
As cordas são utilizadas há milhares de anos para diversas finalidades, desde a pesca até a construção civil e a navegação. Vamos conhecer mais sobre a história das cordas.