Plasmódia

Cuidados com as cordas de segurança

trabalho em altura nr18 nr 35

Cuidados com as cordas de segurança

Os cuidados com as cordas de segurança são extremamente importantes para conservá-las e garantir uma boa vida útil.

As cordas de segurança são verdadeiras aliadas de quem trabalha com resgate, trabalho em altura ou prática de esportes radicais e de aventura. Isso porque, as cordas suportam peso, dão sustentação e protegem vidas. Assim, para garantir a segurança, é primordial manter a manutenção e os cuidados com a sua corda.

Primeiramente, é importante certificar-se que a corda é própria para sua atividade, afinal, não é qualquer corda que utiliza-se como corda de segurança.

As cordas de segurança têm durabilidades diferentes, dependendo de sua composição, material e de sua conservação.O mal uso pode influenciar negativamente, e diminuir o período de vida útil da sua corda de segurança. Bem como as precauções adequadas no uso e armazenamento conservarão sua corda de segurança por mais tempo.
Agora, vamos entender o que pode deteriorar a sua corda de segurança começando com os cuidados necessários durante o uso, em alguns tópicos a seguir:

Carga de Trabalho

Dimensionar corretamente a carga de trabalho é fundamental para não comprometer a segurança. As cordas de segurança têm uma carga de trabalho muito inferior à sua carga de ruptura. Mas caso a corda de segurança seja utilizada para algum fim que requeira uma maior carga de trabalho, essa não deve ser utilizada novamente como corda de segurança. Afinal, a estrutura da corda pode ter sido comprometida.
Cuidados com as cordas de segurança

Nós

Durante o uso das cordas de segurança, os nós são indispensáveis e frequentemente aplicados. Mas, eles afetam a resistência a tração da corda, podendo reduzir em cerca de 40%. Por isso, lembre-se que ao utilizar nós em suas cordas de segurança sua resistência estará parcialmente comprometida.
cabos e cordas pf 48 nr 18 n35, trabalho em altura

Temperatura

Altas temperaturas, acima de 80°C, ou temperaturas muito baixas, inferiores a -10°C, interferem na durabilidade e na performance das cordas de segurança. É importante evitar a exposição e a utilização das cordas em temperaturas extremas.

Produtos químicos

Na maioria dos casos, recomenda-se manter as cordas de segurança longe de produtos químicos. Uma vez que, produtos de origem ácida ou alcalina podem afetar a vida útil da corda.
Caso a utilização da corda de segurança requeira um contato próximo e frequente com produtos químicos, consulte o fabricante e informe sua necessidade, antes mesmo de adquiri-la.

Abrasão

A abrasão é uma das principais causas de desgaste e redução da vida útil de uma corda de segurança. Já que as cordas de segurança são sensíveis a superfícies cortantes, ásperas e pontiagudas. Portanto, as cordas de segurança devem ser manuseadas evitando o contato com superfícies abrasivas.

Água Salgada

A água salgada é agressiva e se em contato por muito tempo com a corda de segurança, afetará sua durabilidade. Então caso você exponha sua corda a água salgada certifique-se de lavá-la na sequência com água doce e deixe-a secando na sombra, ao ar livre. Assim, as propriedades da sua corda de segurança não serão afetadas. 

Intempéries 

A ação dos raios ultra-violeta (UV) e a umidade sobre as fibras de uma corda reduzem sensivelmente sua vida útil e a segurança no uso do produto. Portanto, evite, sempre que possível, deixar uma corda de segurança exposta ao tempo. Ressaltamos que, durante o uso, fatores como chuva e sol não deteriorarão a sua corda de segurança, mas caso você armazene o produto exposto a essas e outras intempéries a durabilidade diminuirá.

Limpeza 

A sujeira e a poeira danificam as cordas de segurança, portanto, limpe-as regularmente com água doce corrente. Não use produtos químicos de qualquer natureza pois estes podem danificar as fibras da corda. 

Inspeção visual regular  

Antes de cada uso, inspecione cuidadosamente as cordas de segurança em busca de quaisquer danos. 

Fique atento a cortes, rasgos, desgaste ou deformações. Ressaltamos que se houver qualquer dano, é impreterível retirar imediatamente a corda de serviço.

Cuidados com as cordas de segurança
Todos os cuidados durante o uso e armazenamento das cordas de segurança são imprescindíveis, afinal estamos tratando de vidas. Por isso, certifique-se de seguir os passos para que suas cordas de segurança tenham maior durabilidade e desempenhem seu papel de forma consistente, garantido a segurança de todos envolvidos.  

Veja mais

nos e amarras

Nós e amarras

Nós e amarras são presentes no dia a dia de todos que trabalham com cabos e cordas, sendo assim conhecer os principais é primordial.

plasmodia-noticia-historia-das-cordas-minicapa

História das cordas

As cordas têm sido utilizadas há milhares de anos para diversas finalidades, desde a pesca e caça até a construção de edifícios e a navegação em alto mar. Conheça um pouco mais sobre essa história!

Quer saber mais sobre os produtos Plasmódia?

Clicando acima você aceita as Políticas de privacidade deste site.

Cookies e Privacidade

Utilizamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência possível em nosso site. Ao clicar no botão abaixo ou continuar a visualizar a página, você concorda com nossa política de privacidade.