Plasmódia

Como escolher um cabo ou corda

Como escolher um cabo ou corda

Escolher um cabo ou corda pode parecer desafiador frente a quantidade de diferentes opções que existem. Por isto, vamos explorar os principais conceitos para te auxiliar na escolha.

Compreender os principais conceitos que devem guiar a sua escolha em cabos e cordas é importante para uma escolha certeira. Fatores como diâmetro, rendimento, carga de ruptura entre outros são extremamente relevantes para escolher o produto correto. Por isso, vamos explorar com profundidade os principais pontos para que você realize a escolha do cabo ou corda ideal.
Inicialmente, esclarecemos que o termo “cabo”, no segmento náutico, se refere ao mesmo objeto que em outros setores é conhecido como “corda”.
Vale lembrar que você sempre pode contar com nosso time de vendedores para auxiliar na escolha da corda ideal para você.

Ramo de atuação

Primeiramente considere o ramo de atuação, afinal cada segmento tem seus cabos e cordas indicados.

Isso porque cada aplicação possui suas próprias peculiaridades. Atividades diferentes, trazem diferentes desafios.

Por exemplo, cabos náuticos vão sofrer alta exposição a água salgada e raios UV. Já cordas para trabalho em altura sofrem alto desgaste por atrito, isto faz com que a corda tenha diferentes matérias primas e outra construção. Por isto, o primeiro ponto a se considerar é a aplicação do cabo ou corda e se o mesmo é próprio para tal finalidade.

Diâmetro

Depois de considerar a aplicação, é importante verificar o diâmetro da corda. Destacamos que diâmetro é uma medida, expressa em milímetros ou polegadas, que expressa a espessura da corda.

O diâmetro é importante por ter relação direta com a carga de ruptura em cada modelo de cabo ou corda. 

Nas aplicações em que a mão do homem estará em permanente contato com a corda, como trabalho em altura, ou ainda, esportes de aventura. É importante que se observe a “pega“, que dita os diâmetros bons para manuseios. Recomendados diâmetros inferiores a 12 mm, nestes casos.  

Carga de Ruptura

A carga de ruptura se refere ao ponto em que a tensão exercida sobre o cabo ou corda excede a sua capacidade de resistência. Nesse momento, ocorre a ruptura da corda. Verificamos esta medida aplicando uma força cada vez maior até a corda romper, a maior força aplicada dita a carga de ruptura.

Enfatizamos que os cabos e cordas não devem ser utilizadas com cargas definidas em seu limite máximo de resistência à tração.

Ainda, destacamos que ao dar um nó em um cabo ou corda, reduz-se a sua carga de ruptura em, aproximadamente, 40%. Portanto, lembre-se que as indicações de cargas de rupturas referem-se a cordas sem nó.

Carga de Trabalho

A carga de trabalho significa a carga média ideal a que uma corda deve ser submetida quando em uso. Ela está intimamente relacionada com a carga de ruptura, isto é, a carga de trabalho é encontrada usando-se um fator redutor na carga de ruptura. Este redutor pode variar de acordo com o grau de responsabilidade e risco empregado no uso da corda.
Em aplicações de baixo risco utilize um fator redutor de 5 vezes. Já para aplicações em que existe o risco de vidas humanas, o fator (índice) dobra, aumentando para 10 vezes.
como escolher um cabo ou corda
Logo um cabo ou corda cuja carga de ruptura seja, por exemplo, de 1.400 kgf para aplicação de baixo risco. Nesse exemplo, a conta correta é: 1.400 kgf / 5 = 280 kgf.
Lembre-se neste caso também deve-se considerar a queda da carga de trabalho de uma corda quando da aplicação de um determinado nó, o qual poderá reduzir a resistência em até 40%.

Rendimento

O rendimento do cabo ou corda se refere a quantidade de metros encontrada em um quilo de corda, ou seja, kg/m. À primeira vista poderíamos assumir que cabos e cordas do mesmo diâmetro teriam o mesmo rendimento, mas isso é incorreto.

Pois cabos e cordas de um mesmo diâmetro têm rendimentos diferentes em função do peso específico de suas matérias-primas

O importante é você saber a sua necessidade de metros de cordas para que possa definir quantos kilos de corda vai precisar.

Flutuabilidade

Importante principalmente nos ramos náutico e de pesca, flutuabilidade é a capacidade que um cabo ou corda tem de flutuar quando em contato com a água. Esta flutuabilidade é decorrente do peso específico da fibra utilizada na sua produção. Em determinadas aplicações, a flutuabilidade é um fator importante e decisivo na escolha de um cabo ou corda.
como escolher um cabo ou corda
No ramo náutico, por exemplo, são os cabos utilizados para âncora de embarcações devem afundar. Assim evitam que ao flutuar outras embarcações enrosquem suas hélices ao passar
perto de um barco fundeado.

Alongamento

Por fim, considere o alongamento que é a propriedade de alongamento de um cabo ou corda. Este alongamento, seja ele alto ou baixo, é o resultado de uma combinação de elasticidade da fibra e da construção utilizada na corda.
Cordas com maior alongamento são mais indicadas para aplicações em que o risco de impacto, queda da carga ou até pessoas, é um fenômeno que ocorre com frequência. No caso de trabalho em altura ou esportes de aventura, em uma queda de uma pessoa segura por uma corda, deve ter sua integridade física deve ser preservada.

A alto alongamento é capaz de
reduzir o impacto e absorver melhor sua energia.

como escolher um cabo ou corda
Agora você já sabe os principais conceitos para escolher um cabo ou corda. Esperamos que tenha aproveitado o texto e que suas dúvidas tenham sido sanadas. E conte sempre com nossa esquipe de vendas para tirar dúvidas e ajudá-lo a escolher a corda ideal para sua aplicação.

Veja mais

nos e amarras

Nós e amarras

Nós e amarras são presentes no dia a dia de todos que trabalham com cabos e cordas, sendo assim conhecer os principais é primordial.

plasmodia-noticia-historia-das-cordas-minicapa

História das cordas

As cordas têm sido utilizadas há milhares de anos para diversas finalidades, desde a pesca e caça até a construção de edifícios e a navegação em alto mar. Conheça um pouco mais sobre essa história!

Quer saber mais sobre os produtos Plasmódia?

Clicando acima você aceita as Políticas de privacidade deste site.

Cookies e Privacidade

Utilizamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência possível em nosso site. Ao clicar no botão abaixo ou continuar a visualizar a página, você concorda com nossa política de privacidade.